El Estado y el Texto / O Estado e o Texto

Imagem
español -  Es el texto el enemigo del Estado. ¡No, por supuesto que no! El estado está en función del Texto, el Estado es para sostener el Texto, es por eso que en contrapartida para ayudar a la energía, el Texto debe ser leve, recordemos que estamos hablando de estructuras energéticas, espirituales y mentales, tejiendo sus tramados  en el aire. El Estado es la estructura, los puntos de apoyo, físicos, energéticos y respiratorios en armonía de una forma activa e intuitiva. Al Estado también se llega por la repetición. Para eso está la partitura, en la que el texto es nada más que una acción física, tal vez el mejor tratado sobre esto sea el capítulo  llamado Atletismo Afectivo de " El  Teatro y su Doble " de Antonin Artaud. português -  O Texto é o inimigo do Estado? Não, é obvio que não! O Estado está en función do Texto, o Estado é para sustentar o Texto, é por isso que em contrapartida, para ayudar a energia, o texto deve ser leve. Sempre lembremos que estamos fa

A PRIVATIZAÇÃO DO TEATRO INFANTIL

por Germán Milich




A Privatização não da para enxergar nem encostar e muitas vezes não fica claro falando assim tão tecnicamente: o quê é “privatizar o Teatro Infantil”? Como é isso possível? Primeiro temos de ir ao início do assunto, talvez não seja um mau negócio montar uma peça...
1 Introdução
Nestas épocas de pouca fé, a montanha não vai a Maomé, os pães e os peixes não se multiplicam e o único milagre que existe é o de transformar qualquer necessidade em produto. A educação, por exemplo, pode ser um direito ou um produto. A diferença é subjetiva, se o sujeito não pode pagar é um direito; se o sujeito pode pagar é um produto. Com certeza você sabe que existem escolas que tomam conta da formação de crianças que têm a possibilidade de pagar uma mensalidade, porque é muito provável que você seja uma das pessoas que manda seu filho a um colégio particular. É ou não é? Então com certeza também sabe que temos dois tipos de ensino: um chamado de “Público”, que atende um direito postulado no Artigo 6 da Constituição e que é gratuito; e outro chamado de “Privado”, que presta um serviço terceirizado e que não é de graça “de com força”. Para o cidadão comum, seja taxista, açougueiro, ator ou advogado, não parece ser muito importante se uma criança tem contato ou não com manifestações artísticos-culturais. Isso fica longe da vida, lá no escritório do assessor pedagógico que, quando é de Escola Pública, faz magia para levar pelo menos um artista por ano e, quando é de Colégio Particular, cobra uma alíquota de 5% por aluno sobre o valor mensal por conceito de “Atividade Cultural”. Além do que, têm coisas de maior prioridade. É claro que a idéia não é criticar os Colégios Particulares, sempre é bom saber que existem lugares onde as crianças possam brincar enquanto aprendem outras línguas, natação, ballet, judô e tantas outras coisas. E também porque são os principais compradores das peças de teatro infantil. Sim, temos que ser sinceros, esses colégios dão uma importância enorme à cultura. Da mesma forma que os paises desenvolvidos, eles investem grana em contratar peças e professores, pois sabem que a cultura faz a diferença na hora de exercer a liberdade e o poder.
2. Como Isso Influi no Teatro Infantil?
A arte também não escapa a essa regra, pois é uma das principais necessidades humanas, o ser humano se expressa através da arte desde muito antes das primeiras pinturas rupestres, portanto é um importante diferencial na hora de escolher um colégio. Esta acompanhando? Claro, porque eu não falei ainda do teatro da ótica dos que produzem peças para colégios. Tá ligado?A prática do ensino desenvolvida pela iniciativa privada de alguma forma modificou a “classe artística”, que encontrou uma fonte de renda maior e mais estável que a renda oferecida pelos incentivos do Poder Público e, por que não dizer, mais rápida em concretizar o cachê. Sacou? A educação: é, sem dúvidas, a prioridade de todo discurso político, de toda promessa pré–eleitoral, está na boca de todo cidadão que se auto-define “do bem”, e nós artistas lutamos por ela. Papo furado. Falar de educação é bom porque faz com que nos sintamos melhores pessoas. Mas vamos fazer um exercício: coloque a mão no coração, confira que não tenha ninguém por perto para não se sentir intimidado e (agora é o mais difícil) pergunte-se se realmente se importa com a situação da educação pública.A questão é sempre a que não aparece na estatística: O Teatro Infantil cobra Ingresso e uma assustadora quantidade de crianças não podem comprar. A estas crianças estamos negando o direito de imaginar uma vida na qual possam ser outra coisa fora do que o mercado ou a sobrevivência manda.
3. Agora é que Começa
Da mesma forma que a renda, o alimento, as oportunidades etc., a produção de teatro infantil tem diferenças na hora da distribuição. Felizmente, nós artistas não somos um pessoal motivado pelo lucro. Pelo menos isso foi assim numa época. Ou talvez foi um conto de fadas. O certo é que o “público alvo” são crianças de qualquer dos dois ensinos, mas o ensino Privado tem muito mais acesso a manifestações artísticos-culturais que o ensino Público. Não temos compreendido ainda que precisamos ser melhores, precisamos criar um teatro orientado para as crianças que seja mais que uma mera fonte de renda. Acredito que podemos criar uma forma de produção que não se baseie só em subsídios e que seja de qualidade artística e pedagógica para levar às Escolas Públicas. Não é fácil, mas é muito possível. A classe artística ainda não consegue acompanhar a história na velocidade que precisa. Estamos pesados, somos uma turma gordinha e enferrujada correndo atrás da nova utopia chamada lei de incentivo.
Como é que fica então? O que faremos? E o mais importante, realmente nos importa o assunto? A mentira se estabeleceu como um formulário mais a preencher no caminho e talvez como bons imitadores, nós artistas estamos aprendendo com os políticos a dizer bonito e fazer pouco, e nessa vamos aceitando propinas e manifestando sentir pena pela criançada em geral sem conseguir ver o moleque que num canto da solidão começa a planejar sua vingança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDITORIAL N°2 Match de improvisação

Imperdível Livros difíceis de achar DE GRAÇA!!!!