El Estado y el Texto / O Estado e o Texto

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español -  Es el texto el enemigo del Estado. ¡No, por supuesto que no! El estado está en función del Texto, el Estado es para sostener el Texto, es por eso que en contrapartida para ayudar a la energía, el Texto debe ser leve, recordemos que estamos hablando de estructuras energéticas, espirituales y mentales, tejiendo sus tramados  en el aire. El Estado es la estructura, los puntos de apoyo, físicos, energéticos y respiratorios en armonía de una forma activa e intuitiva. Al Estado también se llega por la repetición. Para eso está la partitura, en la que el texto es nada más que una acción física, tal vez el mejor tratado sobre esto sea el capítulo  llamado Atletismo Afectivo de " El  Teatro y su Doble " de Antonin Artaud. português -  O Texto é o inimigo do Estado? Não, é obvio que não! O Estado está en función do Texto, o Estado é para sustentar o Texto, é por isso que em contrapartida, para ayudar a energia, o texto deve ser leve. Sempre lembremos que estamos fa

A INFÂNCIA E O TEATRO INFANTIL Parte III

por André Ferraz
3. A Análise Ativa como um caminho possível para o ator no Teatro Infantil
Uma possibilidade para lidar com a especificidade na atuação para o Teatro Infantil é trabalhar, desde a gênese do espetáculo, com exercícios de improvisação com base nas ações físicas e verbais construídas a partir de estudos detalhados da história a ser encenada, criando, com isso, maior organicidade no jogo cênico. Existem diversos “métodos” possíveis para alcançar tal propósito, mas o mais importante é descobrir o que toca de verdade os criadores que irão trabalhar com esses métodos. A Análise Ativa – método criado pelo diretor e teatrólogo russo Constantin Stanislavski - apresenta-se como um das propostas possíveis para alcançar essa relação orgânica com o texto cênico e falado e, conseqüentemente, com o público.A busca da “verdade” sempre impulsionou Stanislavski e isso o fez navegar por mares teatrais bastante diferentes. Na Análise Ativa o ator busca, a partir de si mesmo (sem construções prévias), os entendimentos pessoais (próprios do ator) do corpo, mente e espírito da personagem e das relações que ela trava ao longo da peça. Cuida-se para que o ator não decore o texto falado antes de ter esse entendimento, evitando criar uma relação distante, inorgânica, ou seja, uma relação falsa com os textos e ações da personagem. Stanislavski lembra que o ator precisa trabalhar a partir de “pequenos objetivos físicos que você pode fazer sinceramente, verdadeiramente, e em seu próprio nome”. A utilização de alguns procedimentos da Análise Ativa, como as “circunstâncias dadas”, a “adaptação”, a “comunhão” e a relação “intenção-objetivo” dão ao ator uma base concreta para que ele se relacione com o texto (falado e cênico) de uma forma mais orgânica e verdadeira, criando uma conexão real com o universo diegético (fictício) da peça.No teatro infantil isso passa a ser fundamental, pois é tentador realizar caricaturas - perigosamente inorgânicas – quando o universo diegético é extremamente lúdico e fora da realidade. Sendo assim, a “verdade cênica” é conseguida através dessa conexão que o ator cria com esse universo na prática dos ensaios, trabalhando com objetos claros e concretos, como se esse universo fosse real e possível, fugindo urgentemente dos clichês do gênero, como a infantilização das personagens e o excesso de ilustração desnecessária.

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